quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cimento queimado

O efeito “cimento queimado” que antes era visto apenas em casas antigas de interior, voltou com tudo e pode ser usado como piso, parede, bancada entre outras aplicações. Pela aparência rústica e clean, esse revestimento vem ganhando força com os arquitetos e designer de interiores, que usando a criatividade fazem variadas composições com outros materiais e cores, mas nem só de rusticidade vive esse revestimento que em alguns projetos ganha ares de modernidade. Segue uma receita para a preparação do cimento queimado, porém é possível adquirir peças prontas como placas cimentícia pré  fabricada.
A preparação do cimento queimado:
Receita fornecida pelo engenheiro Marcos Penteado retirada do site: http://casa.abril.com.br/casaclaudia

1- Limpe o contrapiso. Com adesivo acrílico do tipo Bianco (Vedacit/ Otto Baumgart), fixe as juntas de dilatação (4 mm) nessa base.
2- Com o contrapiso quase seco, passe uma demão de adesivo e aguarde 20 minutos. No mesmo dia, aplique, com brocha, a massa de cimento queimado (uma parte de cimento em pó, duas de pó de mármore, cerca de duas partes de água e uma parte de Bianco. Adicione o pigmento Pó Xadrez, da Lanxess, até chegar à cor desejada – a massa deve ter consistência homogênea e pastosa). Espere algumas horas para secar.
3- Coloque a massa até alcançar a altura das juntas de dilatação.
4- Nivele com régua ou desempenadeira de madeira. Use a desempenadeira de aço para corrigir as imperfeições – essa é a chamada queima do cimento. Aguarde três dias. Depois, lixe para eliminar as saliências. Aguarde outros sete dias para a cura da massa. Por fim, aplique resina ou verniz e espere mais um dia.


Réguas de madeira com 5 cm de largura fazem as vezes de junta de dilatação nos quadrados de 1 x 1 m do piso de cimento branco

Aqui ele foi usado em pontos estratégicos como piso, base da ilha central, faixas na bancada e parede

Vejam como o acinzentado do cimento realça a cor da luminária


Modernidade e aconchego nesta suíte

Placas cimentícias pré fabricadas da linha Castelatto 1 x 1m
O cimento queimado deixou a fachada natural e moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opnião, dúvida ou comentário.